Inovação

11

ago 16

Conceito da correção monetária surgiu na FEA

A vocação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEAUSP) foi, desde sua incorporação à Universidade de São Paulo, em 1946, a de oferecer dados e orientações técnicas a organismos públicos e privados, fundamentais para a estruturação do desenvolvimento econômico e social brasileiro. Leia mais... »

Read More

5

ago 16

Convergência das normas contábeis foi gestada na FEA

Em dezembro de 2007, quando a alteração da Lei das Sociedades Anônimas foi assinada, não houve surpresa entre os professores...

Read More

4

ago 16

Salariômetro foi idealizado por professor da FEA

Desde novembro de 2014, trabalhadores, empresas, sindicatos e pesquisadores podem consultar livremente pela internet (www.salarios.org.br) informações relevantes sobre o mercado de trabalho, como pesquisa de salários, acordos coletivos e evolução salarial no país. Trata-se de um projeto idealizado e coordenado pelo professor Hélio Zylberstajn, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Leia mais... »

Read More

4

ago 16

Pioneira na Gestão da Inovação Tecnológica

Há 43 anos, um grupo de professores e pesquisadores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEAUSP) deu início à formação de um núcleo pioneiro na América Latina de estudos sobre o gerenciamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D), tema hoje conhecido por gestão da inovação tecnológica, numa época em que só havia três centros de pesquisa nessa área no mundo. Leia mais... »

Read More

3

ago 16

Cursos e aulas gratuitas pela internet

A tecnologia vem sendo utilizada como uma ferramenta de grande importância não somente no processo de formação do estudante, mas também na disseminação do conhecimento à sociedade. A disponibilização de conteúdo universitário pela web é uma tendência crescente nas grandes universidades do mundo. Leia mais... »

Read More

3

ago 16

Em 2007, demonstração contábil criada na FEA tornou-se lei

A partir de 2007, por força da lei 11.638, que alterou a antiga lei das Sociedades por Ações, as companhias...

Read More

3

ago 16

Nereus analisou o impacto socioeconômico da Olimpíada de 2016

Estudos de análise de impactos socioeconômicos de investimentos ou eventos estruturantes do espaço - como a Olimpíada de 2016 - são objetos de estudo do Nereus (Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP), um centro de estudos vinculado ao departamento de Economia da FEAUSP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP). Em 2002, por iniciativa dos Leia mais... »

Read More

3

ago 16

Professor da FEA lançou o Novo Critério Brasil em 2015

A Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) adotou em janeiro de 2015 o Novo Critério de Classificação Econômica Brasil, uma nova estratificação socioeconômica da sociedade brasileira desenvolvida pelos professores Wagner Kamakura (Rice University) e José Afonso Mazzon (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP), baseada na Pesquisa de Leia mais... »

Read More

3

ago 16

FEA oferece serviço gratuito de orientação financeira

O SOF é mais uma ação de extensão universitária da USP. Seu atendimento é feito por uma equipe de orientadores financeiros, composta por graduados em Economia e estagiários supervisionados por professores da área. Instalado na própria Faculdade, para ter acesso ao serviço as pessoas precisam agendar horário pelo telefone (11) Leia mais... »

Read More

3

ago 16

“Ecologia de Empresas”: a interação entre as empresas e o seu ecossistema

No início da década de 70, surgiu no campo da Administração um conceito que mudou o modo como os economistas e administradores compreendiam o ambiente empresarial: a “Ecologia de Empresas”. O objetivo era estudar o ambiente organizacional das empresas e projetar eventuais alterações, como forma de prever eventos que pudessem impactar no desempenho dos negócios. Leia mais... »

Read More

3

ago 16

Obra de professores da FEA inovou o ensino da contabilidade no país

Há mais de 40 anos, a obra “Contabilidade Introdutória” inovou o ensino da Contabilidade no Brasil. Desenvolvida por uma equipe de professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEAUSP), ela já se encontra na 11ª edição (Atlas - 2010), acompanhando os novos padrões da contabilidade e as frequentes modificações introduzidas na legislação fiscal e societária do país. Leia mais... »

Read More

3

ago 16

Professor da FEA criou indicador que mede o ânimo das redes sociais

Lançado em outubro de 2015, o Índice de Impacto e Perspectivas Brasil (IP Brasil) é um indicador inédito no Brasil, pois pela primeira vez mede o efeito dos assuntos mais discutidos nas mídias sociais e na imprensa tradicional. Divulgado toda semana pelo Valor Econômico, por meio do serviço Valor Pro que disponibiliza informações em tempo real, o índice foi criado pelo professor Heron do Carmo, do departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Leia mais... »

Read More

3

ago 16

Faculdade contribui para o desenvolvimento de índices e indicadores econômicos

O primeiro índice oficial a medir o custo de vida das famílias paulistanas, que começou a ser calculado pela Prefeitura de São Paulo em 1939, tem sua história vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEAUSP) Leia mais... »

Read More