A empresa socialmente responsável: o debate e as implicações

Título: A empresa socialmente responsável: o debate e as implicações

Autores: Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho e Decio Zylbersztajn

Resumo: Neste trabalho, dá-se destaque à interface entre ambiente institucional, atividade de negócios, ética, reputação e responsabilidade social corporativa de uma empresa brasileira que atua em negócios agroindustriais (Jari Celulose, empresa do Grupo Orsa). Discutem-se os principais incentivos para a companhia engajar-se em tais programas sociais. Como conclusão, a principal evidência indica que as instituições importam para o desempenho econômico e social dos agentes. O novo quadro institucional, decorrente da evolução tecnológica, especificamente nas comunicações, os novos marcos regulatórios nas questões ambientais e sociais e as mudanças no comportamento do consumidor fazem crescer as preocupações éticas das organizações, induzindo-as a desenvolverem ações de responsabilidade social como uma estratégia para ganhar ou, pelo menos, manter sua reputação.

Data de publicação: jul-set, 2004

Periódico: Revista de Administração da USP – RAUSP

Edição: V. 39, n.3

Palavras-chave: Responsabilidade Social, Ética, Goverrnança