Título: Diretrizes e bases para uma reforma da educação nacional nos seus diversos níveis, definição das competências da união, dos estados e dos municípios, buscando-se a melhor destinação dos recursos disponíveis e a utilização de novas tecnologias educacionais. Trabalho especial. Tema n. 80. Rio de janeiro, RJ, escola superior de guerra 1985.

Autor: Darcy Carvalho

Resumo: O trabalho estuda o sistema educacional brasileiro procurando evidenciar alguns dos seus pontos falhos, especialmente no que se refere a educação básica. O sistema educacional brasileiro ainda se ressente de algumas posturas filosóficas inadequadas para um país com grandes disparidades socioeconômicas e culturais como e o caso do Brasil. A educação é encarada pelo autor como um instrumento de transformação social que permite a coalescência das classes sociais e a eliminação de conflitos, constituindo um poderoso ativador da concorrência e da mobilidade social. A dicotomização da sociedade brasileira entre civis e militares não corresponde às necessidades da nação, e mascara a interpenetração das áreas de competência e atividades dos dois conjuntos de cidadãos. O autor considera as Forças Armadas como um grande instrumento, que poderia ser melhor e mais amplamente utilizado na educação da juventude. Segundo o autor, o atual governo embora já tenha dado um passo colossal ao assegurar vultosos recursos para a educação, ainda não conseguiu equacionar o problema em toda a sua plenitude e profundidade.

Data de publicação: 1985.

Periódico/Editora: Escola Superior De Guerra. Urca. Rio De Janeiro

Edição: Departamento De Estudos, 1985

Palavras-chave: educação, mobilidade social, transformação social, papel social das forças armadas, disparidades socioeconômicas e culturais, filosofia da educação brasileira, education in Brazil, social mobility, social transformation, the role of the armed forces in nacional education, socioeconomic disparities, economic inequality.

VERSÃO ELETRÔNICA: