Título: Extended stay at university: An application of multinomial logit and duration models

Autor: Maria Dolores Montoya Diaz

Resumo/Sinopse: No Brasil, poucos estudos têm sido dedicados a provar a existência e avaliar as ineficiências internas de universidades estaduais. Este tipo de avaliação é muito relevante, tendo em vista que ensino superior neste tipo de instituição é gratuito e um grande volume de recursos é destinado a sua manutenção. O objetivo deste estudo é desenvolver modelos empíricos que permitam avaliar fatores relacionados à decisão de completar ou abandonar o curso e para verificar se a duração do curso na universidade também está relacionada aos mesmos fatores. Dentre os resultados obtidos, o mais importante é que a permanência prolongada em uma universidade estadual favorece os estudantes cujas famílias podem pagar a sua escolaridade.

Data de publicação: 1999

Periódico/Editora: Applied Economics, v. 31, iss. 11, pp. 1411-22