Livro – Cálculo Financeiro das Tesourarias

Título: Livro – Cálculo Financeiro das Tesourarias

Autores: José Roberto Securato (organização)

Coautores: Anderson C. D. Silva, André Luiz Oda, Jorge Arnaldo Maluf Filho, Junio Fuentes, Luiz Carlos Jacob Perera, Paulo Beltrão Fraletti, Rafael Paschoarelli Veiga, Ricardo Humberto Rocha

Resumo: A sofisticação das operações e estruturas financeiras no Brasil requer um domínio por completo do cálculo financeiro. A dinâmica da taxa de juros e da inflação, e as inúmeras operações financeiras e produtos bancários, além de produtos ligados a meios de pagamentos e ao consumo varejista exigem dos profissionais de bancos e empresas conhecimentos amplos sobre esses temas.
Cálculo financeiro das tesourarias aborda a moderna gestão de tesourarias, reunindo todos os elementos técnicos necessários para sua boa administração.
Desde o seu lançamento, em 1998, o conteúdo inerente ao livro vem superando drasticamente o ambiente das tesourarias bancárias e das empresas, alcançando por completo o mundo dos negócios no Brasil. Talvez, por isso, o título tornou-se um best seller, superando 40 mil exemplares vendidos, apesar da complexidade dos temas tratados.
Os capítulos sobre carregamento de ativos, duration e convexidade; títulos de longo prazo e formação de preços de títulos públicos são destaque na obra, acompanhados da introdução ao conceito de risco e value at risk.
A quinta edição publicada em 2015, totalmente revisada e ampliada, traz taxas mais próximas do mercado atual, inclui novos produtos e revisa os já existentes, faz um maior detalhamento da dívida pública e da sua composição, mostra o cálculo de títulos com base nas taxas de mercado e do seu histórico, e apresenta tópicos de tributação, dedicando espaço considerável a exemplos práticos.
Os autores, com as melhores titulações e atuantes nas principais universidades e instituições financeiras do país e do exterior, contribuem para que temas indispensáveis ao mercado cheguem aos estudantes da área em um formato didático e de excelente aplicação técnica. Todos esses aspectos reunidos têm garantido a longevidade da obra, já consagrada como a “bíblia” das tesourarias.

Data de publicação: 1ª Edição – 1999

Periódico/Editora: Saint Paul Editora Ltda

Edição: 5ª Edição – 2015

Palavras-chave: Cálculo financeiro das tesourarias: bancos e empresas