Livro – Demonstração do Valor Adicionado

Título: Demonstração do Valor Adicionado

Subtítulo: Como Elaborar e Analisar a DVA

Autor: Ariovaldo dos Santos

Resumo/Sinopse: Com a ênfase atualmente dada às questões relacionadas ao Balanço Social, abre-se grande e nova perspectiva de utilização do instrumental proporcionando pela Contabilidade para o entendimento das relações empresa-sociedade.
Dentro desse enfoque, uma das vertentes possíveis está calcada na Demonstração do Valor Adicionado (DVA), pois é essa a demonstração que será capaz de atender às necessidades relativas a informações sobre a riqueza gerada e à forma de sua distribuição em cada empresa.
A dedicação especial do autor ao desenvolvimento e à melhoria das condições sociais das empresas e os trabalhos desenvolvidos na área do Balanço Social resultaram nesta obra, que apresenta não só os aspectos conceituais que suportam a DVA no formato contábil, mas também os inúmeros problemas do dia-a-dia em sua elaboração.
Trata-se de mais um ferramental contábil elaborado por um dos integrantes do grupo de pesquisadores da FIPECAFI, um órgão de apoio ao Departamento de Contabilidade e Atuária na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (EAC/FEA/USP).
Obra de interesse para profissionais das áreas de contabilidade, especialmente os que trabalham com relatórios gerenciais. Leitura complementar para as disciplinas CONTABILIDADE GERAL e AVANÇADA e ANÁLISE DE BALANÇOS dos cursos de graduação e pós-graduação em Contabilidade.

Data de publicação: 15/06/2007

Periódico/Editora: Atlas

Edição: 2ª

Palavras-chave: Demonstrações contábeis, empresas – contabilidade, valor adicionado