Livro – IFRS no Brasil – Temas Avançados abordados por meio de Casos Reais

Título: IFRS no Brasil – Temas Avançados abordados por meio de Casos Reais

Autores: Bruno Salotti, Fernando Dal-Ri Murcia, Nelson Carvalho e Eduardo Flores

Resumo/Sinopse: Este livro foi desenvolvido com o intuito de contribuir para uma discussão amadurecida acerca do propósito das IFRS, conjuntamente à forma como esse ordenamento contábil vem sendo empregado por companhias que publicam suas demonstrações contábeis em domicílio nacional. O conteúdo desenvolvido não se esquiva das discussões áridas relativas aos assuntos selecionados, contudo não tem a pretensão de apontar acertos ou equívocos nos casos escolhidos. A intenção dos autores reside no didatismo de se apresentar fragmentos teóricos conciliados a uma abordagem prática.

É imprescindível rememorar que as IFRS não comportam respostas uníssonas ou dicotômicas, sobretudo por sua constituição embasada em princípios, cabendo a cada organização avaliar o impacto do enquadramento de suas atividades econômicas neste conjunto de normas contábeis. Esse é, sobremaneira, um dos principais objetivos desta obra: desmistificar a ideia de que as normas internacionais produzirão demonstrativos indistintos de uma companhia para outra. Deve-se salientar que esse novo padrão acirra o processo de escolhas contábeis, o que pode resultar por vezes em demonstrações distintas entre empresas, inclusive do mesmo segmento. Não há de se confundir comparabilidade com isomorfismo.

Face à curva de aprendizado vivida nos últimos anos pelos agentes responsáveis pela “cadeia produtiva” da informação contábil – administradores, auditores, analistas, acadêmicos, contadores, reguladores, dentre outros – , destaca-se a necessidade de se realizar uma reflexão imparcial buscando compreender o real papel de cada um desses grupos na geração de demonstrações que alcancem em síntese os seus objetivos mais nobres, como: a redução da assimetria informacional e o consecutivo ajustamento do custo de capital das organizações.

Obra de relevante interesse para analistas de mercado e investidores, bem como para profissionais de outras áreas que tenham interesse em aprender ou se autodesenvolver em IFRS. Leitura complementar para a disciplina Contabilidade Internacional dos cursos de graduação e de pós-graduação em Ciências Contábeis, Economia, Administração de Empresas e Comércio Exterior.

Data de publicação: 2015

Periódico/Editora: .Editora Atlas

Edição: 1a edição

Palavras-chave: contabilidade, IFRS, normas internacionais, casos