O desenvolvimento da identidade nas organizações evoluídas

Título: O desenvolvimento da identidade nas organizações evoluídas

Autor: Oswaldo Scaico

Resumo: O presente artigo é de natureza teórica, e tem por objetivo apresentar um conceito original: o conceito de identidade num sistema, que é de alcance abrangente, genérico, e que está aqui desenvolvido voltado para aplicação em administração de organizações. A função específica de cada componente num sistema é expressa por meio da utilização de determinados atributos, cuja combinação peculiar distingue o componente dos demais e confere sua identidade no sistema.

Essa conceituação é desenvolvida através de duas outras proposições: um modelo integrador de sistemas, e identificadores de níveis de complexidade organizacional.

O artigo indica como esses conceitos podem fundamentar a formulação de critérios
orientadores do desenvolvimento das organizações, em especial na constituição de colegiados deliberativos que favoreçam sua evolução eficaz.

Data da publicação: outubro/dezembro de 1985.

Periódico: Revista de Administração da USP, volume 20 , número 4 , p. 42 a 50.

Palavras-chave: identidade, sistema, organizações, complexidade, integrador, evolução, colegiados