PICE – Programa Integrado de Capacitação Empreendedora – Ferramenta para Desenvolvimento Local e Aprofundamento da Relação entre Comunidade e Universidade

Título: PICE – Programa Integrado de Capacitação Empreendedora

Subtítulo: Ferramenta para Desenvolvimento Local e Aprofundamento da Relação entre Comunidade e Universidade

Autores: Adriana Backx Noronha Viana, Daielly Melina Nassif Mantovani, Amanda Ribeiro Vieira e outros

Resumo: Este trabalho tem o propósito de apresentar o desenvolvimento do modelo teórico do Programa Integrado de Capacitação Empreendedora (PICE). Este programa tem por objetivo fomentar junto à comunidade de baixa renda o espírito empreendedor, capacitando-a na busca de soluções para os problemas de geração de renda, por meio da formação em gestão (através de palestras e cursos de capacitação empreendedora junto às comunidades de baixa renda inscritas no projeto) e da orientação (através de acompanhamento dos empreendedores dessas comunidades inscritos no projeto) por alunos de graduação em Administração. Destarte, o PICE constitui-se em uma ferramenta para o desenvolvimento local e para o aprofundamento da relação entre a universidade e a comunidade.

Data de publicação: 2013

Periódico/Editora: In: CAEIRO, Joaquim. (Org.). Empreendedorismo, Coesão Social e Dinâmicas Empresariais.

Edição: 1ed.Lisboa: Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social / Gabinete de Estratégia e Plaenamento, 2013, v. , p. 31-47.

Palavras-chave: empreendedorismo, responsabilidade social, formação de administradores, estágio social, relação entre comunidade e universidade