Teoria e Prática da Pesquisa Aplicada

Título: Teoria e Prática da Pesquisa Aplicada

Autores: José Tiacci Kirsten e outros 31 pesquisadores

Resumo: Esta obra é a primeira a abordar a pesquisa de forma ampla, como ferramenta que atende a diferentes propósitos, sempre dentro do quadro da pesquisa científica. Diferentemente da pesquisa fundamental ou básica, que não tem finalidade prática determinada, apresentamos a pesquisa aplicada como prática e específica para gerar ou desenvolver conhecimento em esferas de atuação abrangentes, como a científica, a industrial, a econômica e a acadêmica. Embora respeitando o rigor acadêmico e científico em muitas áreas, como na pesquisa de marketing apresentada aqui, pode-se notar o pragmatismo necessário à atividade corporativa.
O livro representa os primeiros passos para quem deseja compreender o que, por que, onde e como pesquisar.
Estão reunidos nesta obra 32 influentes nomes da pesquisa no Brasil, entre os quais alguns pioneiros que decidiram escrever uma obra de fundamental importância para o estudante e o profissional que atua ou quer atuar na área. É um livro de cabeceira, um amigo próximo que vai orientar o leitor sobre como desenvolver saberes e fazeres ligados à atividade de pesquisa.
Neste sentido, o texto revela o aspecto multidisciplinar da pesquisa, mostrando a relação entre áreas de estudo das ciências humanas, como administração, filosofia, psicologia, sociologia/ciências sociais, aliando-as a ciências exatas como matemática, estatística, informática/web. Gera-se, assim, um cenário básico que permite transversalizar diferentes campos do conhecimento, justificando e permitindo uma visão macro do ato de pesquisar.

Data da Publicação: 2011

Editora: CAMPUS – Elsevier Editora Ltda

Palavras-chave: Pesquisa, Metodologia, Multidisciplinaridade da Pesquisa